A Arte da Gratidão

Depois de um tempo sem escrever nada no blog (porque estava ocupado escrevendo a proposta de mestrado), resolvi publicar um artigo sobre Gratidão. Não sou expert no assunto, mas vou mostrar aquilo que me passa pela cabeça quando falo em Gratidão.

De acordo com a wikipedia:

“A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.”

“A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção de uma divindade, e.g. a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo.”

Na Bíblia encontramos o seguinte texto: “Regozijai-vos sempre; orai sem cessar e em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus” (I Tessalonicenses 5:16-18). Com certeza este texto bíblico deve direcionar a vida do cristão.

O que muitas pessoas esquecem de fazer é agradecer a Deus pelas mínimas coisas que acontecem em sua vida. O ser humano está mais preocupado em reclamar ou murmurar por algo que está faltando em sua vida, por exemplo. Reclamam porque não tem um carro, porque não tem uma casa, mas se esquece de ser grato pelo que tem.

A gente vive reclamando de Deus porque certas coisas acontecem ou deixam de acontecer. Agora imagina se Deus fosse reclamar de tudo que nós fazemos ou deixamos de fazer? Devemos agradecer a Deus porque a misericórdia Dele dura para sempre.

Como você pode receber algo novo se você não é grato por aquilo que tem neste momento? Sempre digo que as pessoas ingratas, não são dignas ou merecedoras das coisas boas desta vida. Como diz a Bíblia se formos fiel no pouco, Deus nos colocará no muito. Recomendo a você meditar na parábola dos talentos em Mt 25: 14-29 para compreender mais sobre este assunto.

Um ótimo exercício de Gratidão consiste em ao acordar agradecer a Deus por todas as coisas de sua vida. Este é um exercício que deve ser praticado diariamente. Com a prática deste exercício você perceberá como os seus dias serão melhores.

Outro exercício é fazer uma lista de tudo aquilo pelo qual você é grato a Deus. Deixe sua imaginação fluir e pense em vários aspectos da sua vida (relacionamentos, bens materiais, qualidades, momentos, conquistas, corpo físico, lado espiritual), agradecendo a Deus por tudo. Garanto que sua lista facilmente chegará aos 100 itens. Se ainda não chegou, esforce-se mais um pouco e verá que Deus age em todas as áreas da sua vida.

Por fim, o meu intuito ao publicar este artigo é fazer você refletir um pouco mais sobre a Gratidão. Sei, com certeza, que este post trará um renovo a sua vida. Até a próxima.

Anúncios

2 comentários sobre “A Arte da Gratidão

  1. Belas palavras Carlos. Sou totalmente aderente ao seu pensamento. Acho que temos muito mais o que agradecer do que pedir a Deus, ou ainda poderiamos fazer como diz meu esposo “Não peço nada a Deus, prefiro que ele atenda o pedido dos outros que precisam mais”. Afinal todos temos saúde para trabalhar e conseguir uma vida digna.

    Um forte abraço a todos meus ex-colegas de Ciência da Computação da UFPB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s